HISTÓRIA

HISTÓRIA

Joachim Luiz da Silva Souto foi um famoso boticário do Rio de Janeiro e primeiro morador da região, por isso, que em 1830, o lugar foi nomeado de Lago do Boticário.
No entanto, nos dias atuais, o local, possui oito casas idênticas.

A casa 32 localizada no Largo do Boticário foi construída em 1846 pelo Marechal Joaquim Alberto de Souza da Silveira. Ele trabalhou para o Imperador Dom Pedro II e era o padrinho de Machado de Assis.
Naquela época, a casa era um espaço de beleza e charme para a alta sociedade do Rio de Janeiro.

Foi Rodolfo Gonçalves da Siqueira (Ruddy), em 1930, quem modificou a casa em uma típica casa colonial do estilo do século XVIII. Ele conseguiu recuperar algumas peças arquitetônicas, parcialmente destruídas, durante a reconstrução do centro antigo do Rio de Janeiro, e decorou a casa com móveis de luxo e obras únicas que datam dos séculos XVII e XVIII.

Os registros destes móveis extraordinários só estão disponíveis em revistas da época de arquitetura e decoração de interiores. Ruddy conseguiu recriar sua casa para se tornar o Lugar do Rio.

A partir de 1942, a casa pertenceu a Magu Leão, uma senhora apaixonada por arte e literatura. Ela costumava convidar, para encontros e jantares, artistas e intelectuais brasileiros, bem como personalidades famosas do movimento modernista.

As noites de domingo naquela época foi marcada por jantares suntuosos e convidados de prestígio, tais como OSCAR NIEMEYER, MANUEL BANDEIRA, BURLE MARX, TARSILA, CANDIDO PORTINARI, BRUNO GIORGI, LUCIO COSTA AND LE CORBUSIER…

Depois do seu falecimento, em 1986, a casa foi desocupada por quase 20 anos e a maioria dos tesouros da casa foram lamentavelmente perdidos para sempre.
Até que em 2004, a casa foi restaurada por Lucio Beleza e sua filha Joana, e tornou-se um patrimônio histórico e um símbolo arquitetônico do Rio de Janeiro.

Dez anos mais tarde, Jane e Eric Chabanel, proprietários de uma empresa francesa especializada na renovação e preservação de edifícios históricos, se tornaram os novos donos da casa 32 Largo do Boticário.
Após dez meses de muito trabalho, o objetivo agora é reviver o espírito do Largo do Boticário.

fb-mobileinsta-mobilepin-mobile PT FR EN